Sabia que tem memória RAM no seu celular?

Article by ·

A memória RAM deve ser levada muito em conta na hora de escolher seu próximo celular. Afinal, ela influencia muito no desempenho do seu smartphone. É importante você saber que memória RAM não é a memória Interna.


A primeira é responsável por transmitir os comandos solicitados pelo usuário para o processador. E o segundo armazena cada aplicativos instalado, foto, vídeo, música, documento e etc.

Não é fácil carregar tanta coisa.

A memória interna é o recipiente de tudo. Agora, a memória RAM é mais complexo de explicar. Mas veja como é.

Memória RAM é…

RAM é uma sigla inglesa para Random Access Memory, que traduzindo significa “Memória de Acesso Aleatório”. Aleatório porque a memória RAM não filtra ou prioriza o acesso aos dados, para depois levar as informações ao processador. Ela pega a informação gerada naquele momento e repassa. Por exemplo, mesmo que uma ligação seja mais importante que um arquivo sendo baixado, ou um download de arquivo tenha sido solicitado antes da ligação, ele continuará executando o download ao mesmo tempo em que a ligação é feita.
A memória RAM é a peça que passa para o processador todas as instruções que precisam ser executadas. Então se você clica na galeria do celular, ela só é executada porque a memória RAM levou o comando ao processador para ele abra a galeria.
Cada byte transportado ao processador ocupa um espaço na memória RAM. Por isso quanto mais memória RAM o telefone tiver, mais rápido o processador conseguirá receber informações para processar, tendo assim um desempenho melhor. Se seu telefone estiver lento e travando, provavelmente a memória RAM do telefone está cheia.

Ah, então é só apagar a memória RAM para deixar o telefone mais rápido?

Mais ou menos. Diferente da memória interna em que nós podemos deletar arquivos, aplicativos e outras coisas para ter mais espaço na memória interna do telefone, a memória RAM não é tão simples assim. Toda vez que você desliga seu celular, a memória RAM é apagada. Mas não precisa ficar desligando manualmente o celular toda hora.


É que o Android possui um otimizador de memória RAM. E quando ele percebe que ela está cheia, automaticamente apaga tudo o que não está sendo utilizado com frequência.


O que também ajuda a deixar seu celular mais rápido é fechar as aplicações no multitarefas. Isso não vai esvaziar a memória RAM, mas vai melhorar a operação do sistema por diminuir a sobrecarga dos componentes.


Agora você deve estar pensando que quanto mais memória RAM melhor. E está correto. Porém não é preciso ter tantos gigas de RAM, se você não usa muitos aplicativos. Por exemplo, 8GB consegue gerenciar muitos apps ao mesmo tempo. Só que muitas vezes é mais caro ter tanto RAM assim. Raros são os casos que necessitam dessa quantidade.

Para facilitar, aí vão alguns números de quantos apps cada memória RAM suporta:

  • 2GB de memória RAM abre cerca de 25 aplicativos
  • 3GB de RAM mantém aberto cerca de 37 apps
  • 4GB de RAM consegue gerenciar cerca de 50 aplicativos ao mesmo tempo.

Na hora de comprar seu celular, leve essa dica: se você usa poucos aplicativos, como ler emails, whatsapp e Facebook, 2 GB fica de bom tamanho. Se utilizar muitos aplicativos, que utilizam mais hardware do celular (GPS, câmera etc.), aí procure mais RAM para você.

Guia de Aparelhos da Nextel, você aprende como configurar as principais funções do seu dispositivo de forma rápida e fácil.