Tudo sobre plano de internet para celular

Article by · 01/04/2019

Escolher um plano de internet para celular requer muitas pesquisas e paciência. Afinal, tão importante quanto escolher o aparelho, saber fazer a melhor decisão estará ligada diretamente nos gastos. Então, continue lendo e vamos te ajudar nesse processo.

Faça uma avaliação criteriosa

Dentro do seu orçamento avalie um valor aceitável que você poderá arcar todos os meses. No entanto, seja realista também.

Se o seu pacote de dados não for o suficiente para fazer tudo o que precise, talvez, seja melhor aumentar o plano. Se fizer muitas recargas ao mês, pode ser que compense contratar um pós.

Informações básicas

1 megabyte equivale a 1.000.000 bytes. 1GB são 1.000.000.000.000 de bytes. Há quem defenda que, 1 MB equivale a 1024 bytes, porém apesar de ser tolerada pela Organização Mundial de Padronização (IEEE), essa não é a correta.

Os termos 3G e 4G significam a velocidade da conexão, ou seja, das taxas de transferência. O sinal 3G consome 144Kpbs e o 4G entre 100Mpbs e 1Gbps.

Consumo e regularidade

Antes de pesquisar os planos, repare no seu consumo quanto ao uso de dados da internet no celular. Quanto tempo gasta por dia e com qual regularidade? O ideal é separar entre faixas de horários, por exemplo entre 1 a 6 horas, 8 a 12, etc.

Se você não faz ideia, alguns aplicativos oferecem um monitoramento de consumo. A exemplo mais atuais, o Facebook e o Instagram tem uma função nas configurações em que é possível saber quanto tempo passa usando as redes sociais.

Outro aplicativo bem útil será o My Data Manager ou qualquer outro que faça essa análise. Assim como os aparelhos atuais têm uma parte detalhada de consumo de dados nas configurações, a Nextel também oferece esses dados através do aplicativo Meu Nextel.

Quanto cada aplicativo consome?

Confira quanto os aplicativos costumam consumir para avaliar qual plano será melhor.

Whatsapp

Enviar cerca de 20 mensagens de texto pelo aplicativo de conversas consome entre 5 a 10 KB.

Facebook

Dar uma olhadinha no feed do Facebook por cinco minutos consome cerca de 2mb. Se você assistir vídeos e olhar fotos, esse valor salta para 30mb. Já o Facebook Lite, versão mais econômica da rede social, a média de megabytes cai para 10.

Ainda assim é um consumo baixo. Em contraponto é um dos aplicativos que mais gastam a bateria do celular e se as atualizações automáticas do feed estiverem ativas o dia inteiro, os dados também.

Google Maps

Pesquisar um trajeto de 10 km consome apenas 10MB.

Instagram

Já postar umas cinco fotos no Instagram são uns 5MB.

E-mail

Checar o e-mail equivale a 5MB.

Google Chrome

Olhar seis notícias, fazer 4 buscas e abrir algumas páginas iniciais consomem 7MB.

Aplicativo de banco

Olhar o extrato e a fatura gastam 42KB.

Netflix

Esse é um dos aplicativos que mais consomem dados do plano de internet do seu celular. Dar uma olhadinha em um vídeo por 15 minutos consome 54MB. Além disso, são 3GB por hora em vídeos HD.

YouTube

Um vídeo em baixa qualidade gasta 26MB. Aliás, quanto maior for a qualidade mais esses dados serão usados.

Podcast

15 minutos de um áudio na internet consome 18MB.

Spotify

Normalmente são 0,7MB por minuto, portanto ouvir 24 horas de música por dia significa um gasto de 1GB. Segundo a empresa, a média é de 104 minutos por brasileiro.

Jogos online

Jogar Killzone por uma hora gasta 194,52MB, já o jogo Fifa 16 são 26,7MB/hora.

Portanto, os aplicativos que mais consomem dados são aqueles que tem vídeos, música streaming e jogos online. Por isso, considere essas informações na hora de escolher o melhor plano de internet para celular.

Falando nisso, sabia que os planos da Nextel tem internet 4G que não bloqueia, mais ligações ilimitadas? Feito para quem está sempre online e não quer ficar desconectado.

CONTRATAR PLANO NEXTEL AGORA