Pode MEI, Arnaldo?

Article by · 12/07/2019

Como o Arnaldo falou, o MEI foi feito para quem tá na luta, fazendo bicos ou começando um pequeno negócio, e quer tornar seu negócio formalizado. Mas quais são os benefícios de ser Microempreendedor Individual registrado? É sobre isso que vamos explicar para você. Podemos, Arnaldo?

Pode MEI, Arnaldo?

O que é MEI?

É a sigla para Microempreendedor Individual, uma modalidade para pequenas empresas se desenvolverem sem pagar altos tributos. Tudo formalizado e legalizado pelo Governo. Essa categoria surgiu com a alteração da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123/2008) e assim nasceu a possibilidade de ter uma empresa individualmente.

Quem pode ser MEI?

A regra é clara. Segundo a Lei, para ser MEI é necessário respeitar estas condições:

– Faturar no máximo R$81.000,00 por ano.

– Que não seja sócio, administrador ou titular de outra empresa.

– Contratar no máximo um empregado.

– Trabalhar em uma das atividades relacionadas na Resolução CGSN nº 140.

Infelizmente, árbitro de futebol não é uma delas.

Pode MEI, Arnaldo?

O que precisa fazer para ser MEI?

Além das condições acima, você precisa consultar na Prefeitura sobre as regras municipais da sua profissão e local de trabalho. Geralmente, isso está descrito nos sites de cada cidade. Tudo certo? Aí você precisa fazer seu registro no Portal do Empreendedor com estes documentos em mãos:

– RG

– CPF

– Comprovante de Endereço da Residência e da Empresa. Se for o mesmo endereço, basta preencher duas vezes.

– Título de eleitor

– Número da declaração do Imposto de Renda para Pessoa Física (se você declarou nos últimos dois anos)

Na hora, seu CNPJ será gerado e sua empresa registrada. A partir disso, você precisa se organizar para pagar mensalmente o tributo chamado DAS. É ele quem garante sua regularização e seu acesso aos benefícios do MEI.

IMPORTANTE:​ Para ficar 100% legal, precisa estar tudo regular na inscrição da sua empresa na prefeitura.

Quais são os benefícios do MEI?

Auxílio-doença e aposentadoria por invalidez: ​Se você ficar doente ou incapacitado de trabalhar por um tempo longo, você pode solicitar esse benefício. ​Mínimo de 12 meses de contribuição.

Salário-maternidade:​ Esse é para as mamães cuidarem seus bebês com tranquilidade. Mínimo de 10 meses de contribuição.

Aposentadoria por idade*:​ Ao atingir a idade mínima e 180 meses de contribuição, você pode pedir sua aposentadoria. Mulheres a partir dos 60 anos, homens a partir dos 65 anos. *Essa regra pode mudar, conforme a lei previdenciária vigente.

Auxílio-reclusão:​ Se você for preso, sua família terá direito ao auxílio-reclusão. Para isso, é necessário ter contribuído durante 24 meses. Mas vamos combinar que ser preso não tá na regra do jogo.

Pensão por morte:​ Nessa hora difícil, sua família terá direito a um apoio financeiro por um período que varia conforme a idade do contribuinte. Mínimo de 24 meses de contribuição.

Comprar com pessoa jurídica: ​Essa é uma vantagem importante. Especialmente para fazer grandes compras, se sua pessoa física tiver alguma limitação de crédito. Algumas montadoras oferecem preços especiais na compra de carro. Mas a melhor parte vem agora: você pode ter um ​plano de celular empresa Nextel​.

Vantagens de um plano de celular para microempreendedor individual da Nextel.

Minutos ilimitados

Fazer ligações é uma peça chave de qualquer negócio. Falar com fornecedores, clientes e burocracias diárias. Para não ficar contando os minutos, a Nextel é a operadora de celular que garante chamadas ilimitadas no plano para MEI.

Internet que não bloqueia

Imagina você precisando responder um e-mail urgente dos seus fornecedores, e sua internet está fora do ar. Aí você lembra que estourou sua franquia de dados no mês. Para não passar por isso, os planos de celular MEI da Nextel Empresas têm internet sem bloqueio. Ou seja, ao passar do limite de internet, você continua conectado. A diferença fica na velocidade reduzida, suficiente para responder emails, falar no WhatsApp e pedir Uber, por exemplo. Aí ninguém fica empacado certo, Arnaldo?

Pode MEI, Arnaldo?

Atendimento de qualidade Seja no plano para empresa grande ou no p​lano empresarial de celular para microempreendedor individual,​ nosso atendimento é de qualidade. Nisso a gente bate um bolão. Tanto é que somos reconhecidos pelo Reclame Aqui, como a operadora de celular que mais resolve as queixas dos clientes. E pelo 4º ano consecutivo, reconhecida como a melhor telecom no ​Prêmio Estadão​. Aí tá certo vir pro plano MEI da Nextel. Certo, Arnaldo?

Pode MEI, Arnaldo?

Agora que você já sabe tudo sobre empreender de forma regularizada, pode adquirir um plano de celular para MEI com a gente. Escolha seu plano ​aqui.

Gostou das dicas? Então, confira aqui mais Apitadas do Arnaldo que podem agilizar ainda mais seu dia a dia.