O que é roaming de dados?

Article by · 27/03/2019

É fundamental conhecer todas as terminologias da telefonia móvel nos dias de hoje. Afinal, quanto mais informações, melhor você poderá usufruir de todos os serviços e entender problemas com a conexão. Por isso, continue lendo e vamos te explicar de forma simples.


Roaming de dados

Usar o celular em modo roaming quer dizer que você estará fora da área de cobertura da sua operadora de celular e por isso os dados do seu plano não poderão ser usados. Portanto, o celular estará em modo roaming. Basicamente, isso quer dizer que se usar a internet, poderá ter uma surpresa ao final do mês em sua fatura pelo simples fato de não poder usar sua franquia.


Roaming nacional

Dentro do Brasil, existem algumas áreas específicas que cada operadora pode cobrir. Por isso é importante verificar essas informações antes de ser pego de surpresa.

Roaming Internacional

O mesmo vale para o roaming fora do Brasil. Ao viajar para fora do país, você precisa de uma operadora que ofereça cobertura internacional, com parcerias globais. Só assim você poderá fazer ligações e usar a internet sem gastar a mais por isso.

Esse serviço é cobrado?

Depende da sua operadora. O que você precisará fazer é solicitar esse serviço e consultar as taxas, pois a empresa poderá sim cobrar valores. Tanto para adesão, quanto pela utilização. Alguns planos já tem o roaming de dados inclusos entre os serviços. Portanto, verifique com a sua operadora. A Nextel inclui esse serviço em seus planos pós-pago ou controle.

Um mito popular que circula na internet diz que quando estiver fora da área da cobertura, o valor extra será da operadora que cobre a área. Isso não acontece mais e todas as cobranças feitas terão a ver com o seu plano contratado. Por exemplo, a Tim e a Claro são as únicas operadoras que as cobram de acordo com a modalidade e com taxa inclusa nos planos pré-pago. A Vivo ainda cobra tarifas de alguns planos antigos também.

A Nextel oferece roaming nacional sem cobrança adicional para ligações ou uso da internet em outra cidade e longe de seu DDD original. A cobertura internacional da Nextel abrange mais de 60 países para quem precisa viajar a trabalho, a estudos ou férias.

Caso não queira usar o roaming, você deverá desativar o uso quando for viajar. Se só estiver fora da área de cobertura, para não consumir dados e ter uma cobrança extra. Isso é feito de maneira simples nas configurações da rede móvel/dados do seu smartphone. Porém com as facilidades dos dias de hoje, vale mais a pena ativar o pacote de roaming de dados ou contratar um plano que tenha esse benefício.

CONTRATE AGORA