As diferenças entre 3G e 4G.

Article by · 25/11/2019

Você se lembra da época em que não tinha internet no celular? Parece que foi em outra vida, mas a verdade é que os smartphones começaram a se popularizar no Brasil apenas em meados de 2008. E não é para menos: foi apenas no fim de 2007 que diferentes operadoras passaram a ter o direito de usar a cobertura 3G em todo o país. Mas afinal, o que é esse tal de 3G e como ele se diferencia do 4G?

3G permitiu acesso às redes móveis

O 3G realmente revolucionou a maneira com a qual nos relacionamos com a internet. Afinal, até então ela estava restrita para quem possuía internet discada, fosse em casa ou em uma LAN house. Isso porque o 2G permitia apenas o envio de SMS – o que, vale frisar, foi uma grande revolução em relação ao G -, enquanto o 3G garantiu o acesso à internet na palma da mão. Pois é, se não fosse o 3G o seu smartphone nem existiria.

Quais as diferenças entre 3G e 4G?

Tudo bem, a diferença entre o 2G e o 3G ficou clara, mas o que dizer em relação ao 4G? De uma forma bem simplista podemos dizer que o 4G é uma versão mais robusta do seu antecessor (uma informação mais completa aqui). Com isso, garante mais velocidade e melhor sinal. Sabe aquele problema de entrar no metrô e a internet do celular evaporar? Isso começou a ser muito menos frequente com o surgimento do 4G.

Além disso, a diferença de velocidade chama muito a atenção. Isso porque o 3G tinha uma velocidade que partia dos 144 Kbps, enquanto um 4G bem lento possui 1 Mbps de velocidade. Isto é, na pior das hipóteses ele oferece o equivalente a 1.000 Kbps! Impressionante, né? Por outro lado, a rede 4G demanda mais da bateria do celular, o que começou a ser resolvido com o lançamento de celulares mais modernos e com um ciclo de carga bem maior.

Celular ativando o 4G.

Sabendo que uma das diferenças entre 3G e 4G é que o 4G tem uma velocidade que chega a ser 10 vezes mais rápida que a do 3G, que você acha de ter uma operadora com ampla cobertura de rede e que não te deixa na mão quando você mais precisa de internet? Aqui na Nextel são várias as opções de planos e pacotes para atender aos mais diversos tipos de clientes. Se você ainda não está com a gente, está esperando o que para vir para a Nextel?

CONTRATAR PLANO NEXTEL AGORA