Contador faz mais que IR! Conheça a profissão

Article by ·

Você sabe o que faz um contador? Spoiler: não é só Imposto de Renda! Claro que a ajuda desse especialista pode ser uma mão na roda na hora de encarar o leão, mas a profissão não se resume a um profissional que atua apenas alguns meses durante o ano. Para entender melhor como atuam as pessoas dessa área nós conversamos com o contador Leonardo Ferreira Stamato.

O que faz um contador?

Antes de mais nada você precisa saber que, para ser contador, é preciso fazer a faculdade de Ciências Contábeis. Nela você vai estudar diversas disciplinas que vão muito além da pura e simples matemática. Ao se formar são várias as áreas que um contador pode trabalhar – tantas que o próprio Leonardo admite que não conhecia muitas delas quando entrou no curso.

“Toda a parte de gestão de empresa tem que ter um contador assinando. Então mesmo que ela decida não ter um contador terá que contratar o profissional para validar informe de rendimento (que vai além do Imposto de Renda), toda a parte que a empresa lucra, os controles de custos, elaboração de relatório… Isso tudo é o que o contador faz dentro de uma empresa”, explica Leonardo Ferreira Stamato.

Ok, mas e fora de uma empresa? O contador fez um rápido apanhado de outras áreas que pessoas da sua profissão podem atuar, com direito a resumo explicando cada uma delas. Dá uma olhada:

Editoria contábil: “é a parte que vai validar as informações que a empresa aplica para enviar para o mercado de ações (o mercado imobiliário). Tem toda uma parte de seguro, previdência, capitalização. Assim como tem que ter um atuário atuando tem que ter um contador para verificar a parte contábil, isto é, a parte financeira”.

Perito contábil: “aquele contador que fica junto do juiz trabalhando na parte financeira de um caso. Calcula desde sonegação de imposto até briga na Justiça por causa de valores”.

Controladoria: “a parte de análise de custos, de despesas de empresas. É quando você está na empresa, acessa seus sistemas, vê os demonstrativos e monta relatórios”.

Professor: “o contador pode tanto dar aula de contabilidade quanto de finanças ou até cursinho preparatório. Tudo que envolve números e finanças um contador pode ser professor”.

Serviço público: “faz as mesmas coisas que se faz para uma empresa, mas para o governo”.

Contador pode ser MEI

Se o seu objetivo é trabalhar remotamente como autônomo nós temos uma boa notícia: contador pode ser MEI! Leonardo explica que as pessoas que optam por essa opção podem trabalhar para várias empresas ao mesmo tempo e sem necessariamente sair de casa.

“Tem empresa que, para evitar vínculo, contrata o contador só para fazer o trabalho de contabilidade quando precisa. É bom lembrar que tem coisa que você precisa ter um contador validando. Muitos engenheiros e administradores fazem o serviço de contador, mas ainda assim você precisa do contador para validar, como mencionei antes. Então se a empresa não estiver disposta a manter um contador ela pode contratar o serviço de um autônomo. E a autonomia também inclui a parte do Imposto de Renda”, afirma Leonardo Ferreira Stamato.

Também é bom frisar que autônomos podem trabalhar fisicamente na empresa, assim como pessoas com carteira assinada podem atuar de forma remota. A grande diferença está na comunicação e no acesso à informação. Afinal, mesmo quem trabalha de casa precisa conseguir falar com determinadas pessoas da empresa – e WhatsApp e outros programas e apps de conversa são perfeitos para isso. Além disso, o contador necessita ter acesso aos softwares da empresa para fazer o seu trabalho, e se isso puder ser feito remotamente nada impede que o profissional trabalhe de casa.