Melhores suas selfies com celular Motorola

Article by · 28/03/2019

Os celulares Motorola tem câmeras incríveis, com software que permite fazer muita coisa. Só que pouca gente conhece as funcionalidades mais escondidas no sistema. Isso se dá muito pelo fato da interface ser simples, com apenas recursos essenciais mais visíveis. Especialmente nas versões Moto G4 e Moto Z em diante, que desde 2015 trazem uma nova versão do aplicativo da câmera.

Para você, dono de um Motorola ou querendo comprar um, a gente explica algumas das funcionalidades do modo avançado de uso.

Vamos começar!

Modo profissional

No Modo Profissional você consegue ajustar a lente do dispositivo de acordo com a luz, plano de fundo e objeto focado para alcançar o resultado que você espera. O software é bem parecido com o Lumia Câmera. Se você já utilizou, não vai ter nenhuma dificuldade.

Já com a câmera aberta, clique no ícone com a letra “A”na lateral à direita da tela. Vão aparecer os modos de cenas e ajustes, agrupados no centro direito. Toque na seta (a última opção) e o leque de ajustes aparecerão na tela. Por ali, você vai conseguir ajustar o tanto de luz na imagem (obturador), foco e outros ajustes rapidamente.

Configurações câmera do Motorola

Lembra do círculo cheio de ícones da câmera do Motorola? Agora é uma barra lateral, que você acessa de um jeito muito fácil: deslizando com o dedo da esquerda para a direita a partir do canto da tela. Um ajuste que deixa suas fotos com a melhor qualidade é mudando a resolução da câmera, colocando a proporção em 4:3. Isso permite que as fotos usem o máximo da quantidade de pixels da lente.

Assim, no formato quadrado e com máxima resolução, você só precisa recortar da forma que ficar melhor para você, sem perder na qualidade da imagem. Se precisar, use um editor de imagens da sua preferência para finalizar no acabamento da sua foto.

Salve fotos e vídeos no microSD

Essa opção é muito importante para você não ficar com o celular carregado em pouco tempo. Para começar a salvar no cartão é muito simples. Coloque um cartão microSD no seu Moto, vá em ajustes e no item “GERAL” mude a opção de TELEFONE para CARTÃO DE MEMÓRIA. Assim, toda foto e vídeo que você fizer serão salvos no novo local escolhido.

Moto Câmera – Modos extras

O software de camera tem funções comuns como qualquer outro celular, como timer, HDR e controle da exposição e foco. Porém, tem três recursos bem interessantes para você utilizar na câmera do seu aparelho Motorola, e que ajudam na agilidade e produtividade. Veja:

Girar duas vezes: ​​ao chacoalhar o dispositivo duas vezes (para frente e para trás) a câmera é ativada. Mesmo com o celular bloqueado. Esse é um recurso antigo dos aparelhos Motorola para que a câmera seja ativada. Se não funcionar, acione esse recurso no painel de ajustes, na opção “câmera instantânea”. Assim, você pode girar novamente a câmera quando ativada para alternar entre a traseira e a frontal.


Retrato: ​​a opção retrato aplica o efeito de plano de fundo desfocado, o bokeh. Dependendo do seu aparelho, você poderá editar o segundo plano após o clique. Mas somente aparelhos Moto com câmera dupla tem essa função.

Balance duas vezes:​​ se você balançar seu Moto duas vezes rapidamente (de cima para baixo), a lanterna será ativada onde fica o flash. Isso pode ser útil para iluminar um ambiente para procurar alguma coisa no escuro ou fazer aquele spot de luz na captura de fotos.


Leitor de QR Code: a ​​câmera da Motorola também pode ser usada para ler códigos QR! Aqueles códigos de barra quadrados que levam a um site e executam comandos. Para ativar, é só apontar a lente para um desses códigos e o software fará o reconhecimento automaticamente.

HDR: ​​o HDR equilibra exposição, cores e contrastes da imagem quando a luz do plano de fundo é forte. Sem utilize quando você estiver tirando foto de uma paisagem contra o sol, por exemplo. No software, você pode ajustar este modo manualmente, automaticamente ou desativá-lo.


Efeitos animados:​​ você pode usar essa opção para tirar fotos com figuras em seu rosto baseadas em Realidade Aumentada. No mesmo jeitão dos “filtros” do Instagram Stories e Snapchat.