Como melhorar as finanças pessoais, Arnaldo?

Article by ·

Você viu que o Arnaldo falou sobre custo mensal, custo fixo e custos variáveis. Mas o que ele quis dizer com isso? A gente explica pra você saber mais sobre finanças pessoais.

Existem várias teorias de economia pessoal circulando por aí. Mas a regra número um de todas elas é: NÃO GASTE MAIS DO QUE VOCÊ GANHA. Porque se todo mês você fizer o contrário disso, uma hora a conta vai chegar e não vai ter de onde tirar para pagar as dívidas. E aí vai querer pedir um empréstimo, usar o cheque especial ou pagar juros no cartão de crédito.
A bola de neve só vai aumentar e você vai ficar encalacrado, no vermelho.

Uma solução prática para evitar esse tipo de situação chata é uma planilha de custos. Com ela, você consegue visualizar todo dinheiro que entra e sai da sua carteira. Para agilizar sua vida, criamos uma planilha básica para começar a organizar as finanças. Baixe aqui

6 dicas rápidas para você melhorar suas finanças pessoais:

1- Crie o hábito de colocar todos os seus gastos na planilha. Assim você não se perde nas finanças.

2- Compare preços, antes de comprar qualquer coisa. Com a Internet na mão, você consegue ver a diferença entre o preço da prateleira e o dos mercados online.

3- Guarde uma parte do que você ganha por mês para investir na poupança ou outras formas de rendimento: títulos do Tesouro, CDB, renda fixa, entre outros que rendem mais.

4- Reserve uma parte do dinheiro que você economiza para aquelas despesas que aparecem só uma vez no ano, como IPTU, IPVA, lista de material escolar etc. Se preferir, divida o valor deles em 12 parcelas para não dar um susto na hora de pagar.

5- Evite usar cheque especial, empréstimos e juros do cartão de crédito o máximo que puder. Se precisar, peça dinheiro a amigos e parentes, porque não vão cobrar juros. 😉

6- Aprenda a comprar menos e a pedir emprestado mais vezes. Muitas vezes, tem coisas que você vai utilizar só uma vez na vida. Por exemplo, martelo de borracha para montar uma estante.

Gostou dessa Apitada do Arnaldo? Então confira as outras dicas do comentarista mais famoso do Brasil aqui.