Como me preparar para aposentar, Arnaldo?

Article by ·

Você já pensou como vai ser na hora da sua aposentadoria? Pois como o Arnaldo falou, quem se aposenta pelo INSS vai receber um valor baixo, e que provavelmente não vai dar conta dos seus custos mensais.

É por isso que você precisa investir em previdência privada. Porém, você precisa saber em qual das modalidades mais praticadas pelo mercado investir, dependendo da sua situação financeira. Ou até mesmo da forma que você declara seu Imposto de Renda. Eles são: Fundo VGBL ou Fundo PGBL.

Fundo VGBL

VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) é um nome complicado para o investimento que, segundo especialistas, é o mais indicado para quem faz declaração simples no Imposto de Renda. Isso porque o desconto é feito anualmente sobre os rendimentos do investimento. Sendo assim, quem investiu 15 mil reais, por exemplo, e rendeu R$250, o tributo será somente sobre os R$250.

Fundo PGBL

Já o Programa Gerador de Benefício Livre (PGBL) é indicado para quem faz a declaração completa (quem recebe renda de aluguéis, salários tributáveis, pensões etc.). Afinal, nesta modalidade você consegue abater até 12% na base de cálculo do Imposto de Renda. Importante saber que para usufruir desse retorno, a declaração de renda seja feita.

Após escolher sua modalidade de previdência privada, planeje-se e investa continuamente para que lá na frente, você tenha uma aposentadoria mais tranquila!

Ou nem tão tranquila.
​ 😎

Gostou dessa Apitada do Arnaldo? Então confira nossos outros vídeos dessa série com mais dicas de economia pessoal aqui.