Como fugir da dívida do Cartão, Arnaldo?

Article by · 31/05/2019

O cartão de crédito facilita muito as nossas vidas. Porém é preciso ter cuidado ao utilizar essa facilidade no dia a dia.

É bem comum as pessoas se endividarem ao perder o controle do que foi gasto no mês.
Como o Arnaldo falou, quando chega a fatura você vai se perguntar: “Como esse valor todo?”. Sem ter como pagar tudo aquilo, começa a pagar o valor mínimo e aí começa a bola de neve até ficar impagável. Afinal, por norma do Banco Central, a taxa de juros está na média de 300% ao ano. Ou seja, sua dívida fica três vezes maior a cada ano da sua bola de neve.

Para evitar essa avalanche nas suas finanças, nós separamos 5 dicas para que você fuja dessa situação tão difícil.

1. Pague sempre fatura total

Sempre pague o total da sua fatura. Dessa forma, você não paga juros. Se você pagar menos que 100% do seu extrato, algum juro será embutido na próxima fatura indo até um máximo de 300% ao ano. É aí que mora o perigo da famosa “bola de neve”.

2. Se já está endividado, faça um empréstimo

Parece uma dica furada, mas é valiosa. Sabe por quê? Empréstimos em financeiras costumam ter juros mais baixos que os praticados pelos cartões de créditos, variando entre 3,91% a 6,34% ao mês segundo informes do Banco Central do Brasil.

3. Renegocie suas dívidas

Hoje as regras do Banco do Brasil para casos assim exige que instituições financeiras ofereçam linhas de crédito mais baratas. Portanto, negocie!

4. Seja um detetive de juros menores

Tem sempre uma financeira no mercado oferecendo um juro menor para você. Procure que você vai encontrar o lugar certo para transferir sua dívida. De preferência em parcelas fixas, para evitar a inflação somada aos juros.

5. A dica mais importante de todas: repense seus hábitos de consumo

Se gastar mais do que você ganha ou sempre estourar o limite do cartão, puxe o freio de mão. Você está gastando errado. Confira a dica do Arnaldo sobre o assunto, que inclui uma planilha de custos para você baixar, e evitar essa dor de cabeça.

Gostou dessa Apitada do Arnaldo? Então confira as outras dicas do comentarista mais famoso do Brasil aqui.