Como faço para abrir conta?

Article by ·

O Arnaldo falou tudo: é fácil abrir uma conta corrente e uma conta poupança – você só precisa dos documentos certos. O Banco Central do Brasil (BC), que fiscaliza os bancos, diz que você precisa levar:

– Carteira de identidade ou equivalente

– Cadastro de Pessoa Física (CPF)

– Filiação (documento que identifique quem são seus pais)

– Comprovante de residência

Esse é o mínimo de documentos exigidos pelo BC para você abrir uma conta corrente. Mas fique de olho: cada banco tem suas necessidades específicas, e tem algumas que também pedem outros documentos, por exemplo, comprovante de renda dos últimos 60 dias ou uma foto 3×4. O segredo é consultar o banco em que você vai abrir a conta para garantir que esteja com tudo em mãos!

Na hora de assinar o contrato, não esqueça de checar se é necessário saldo para manter a conta aberta, como funciona o fornecimento de cheques e se o banco comunica quando são necessárias alterações cadastrais.

Depois de aberta sua conta, se organize para levar seu salário para lá e separar uma parte do que você ganha na poupança. Em emergências ou para investir na sua casa ou carro, é sempre bom ter um dinheirinho salvo. Continue acompanhando as Apitadas do Arnaldo. Sempre com dicas para deixar suas finanças pessoais bem regradas.