Como a tecnologia pode ser aliada do encanador

Article by ·

Usar a tecnologia a nosso favor é sempre algo inteligente, né? Em um mundo cada vez mais conectado, onde as relações sociais e profissionais se dão – cada vez mais – na esfera digital, faz todo sentido usarmos aplicativos e ferramentas para facilitar o trabalho.

Quem trabalha como encanador, por exemplo, pode facilmente organizar as finanças e até mesmo a rotina de trabalho com a ajuda de vários aplicativos. Para saber mais sobre as ferramentas que auxiliam o trabalho desse profissional, nós conversamos com Geisa Garibaldi, que atua como encanadora na empresa Concreto Rosa. Ela falou sobre como usa a tecnologia para facilitar o seu dia a dia de serviço. Confira!

Celular ajuda a se organizar no trabalho

São poucas as pessoas que não têm um smartphone para usar no dia a dia – tanto para fins de lazer quanto profissionais. A encanadora Geisa Garibaldi, por exemplo, conta que usa o celular como uma espécie de escritório:

“Entre as ferramentas que eu mais uso no celular estão o aplicativo do Uber, a Calculadora e o  Calendário. De certa forma, o celular funciona como o meu escritório, porque é nele que eu faço orçamentos e mantenho os contatos do WhatsApp atualizados. Inclusive, eu baixei um aplicativo para colocar dois WhatsApps no meu telefone para facilitar no trabalho”, explica a profissional.

Aplicativos Nível e Excel ajudam a organizar as finanças

Para quem gosta de se organizar pelo celular, uma boa dica é recorrer a aplicativos que permitem anotar e contabilizar os gastos e lucros. Durante muito tempo, Geisa utilizou o app Nível, que permite uma melhor organização das finanças. No entanto, após um tempo, ela decidiu mudar o controle para as planilhas do Excel e para a clássica agenda tradicional, anotando no papel os pontos mais importantes.

Aliás, mesmo que você goste de registrar as coisas no papel vale destacar a importância de manter tudo salvo em um arquivo online – assim, você não corre o risco de perder (caso o papel rasgue ou manche, por exemplo) as anotações e pode acessar de qualquer dispositivo móvel ou desktop.

Uber é uma mão na roda para quem precisa carregar ferramentas pesadas e se deslocar muito pela cidade

Para quem trabalha de forma autônoma e costuma se deslocar muito no serviço, uma boa dica é buscar aplicativos de transporte que saiam mais em conta. De acordo com a encanadora, o Uber é um aplicativo que vem facilitando muito o seu dia a dia de trabalho: “Eu acabo usando bastante o Uber pela necessidade de levar materiais para obras, por ter que carregar ferramentas. Eu vejo o custo x benefício desse aplicativo muito pelo lado de ter qualidade de vida, já que o meu trabalho é um pouco exaustivo”, conta Geisa.

A encanadora também destacou a importância de priorizar os atendimentos para gerar mais lucro para o negócio. O Uber, neste caso, ajuda a otimizar o tempo e permite um maior número de atendimentos por dia.

“Nós temos certas urgências no dia a dia (os trabalhos que fazemos, os orçamentos, os transporte de materiais etc.) e precisamos dar prioridade ao atendimento, até para fazermos mais renda. Na verdade, a nossa meta é ter um carro próprio, mas enquanto isso não é possível vamos usando o Uber. Além disso, ele me ajuda a otimizar os atendimentos. Se eu for de ônibus ou metrô carregando peso, teoricamente, eu consigo fazer dois atendimentos por dia. Mas, se eu pegar o Uber, consigo fazer de 3 a 4 atendimentos e, dependendo, até 5 por dia. Por isso acaba valendo muito mais a pena”, complementa a profissional.

Leia Também: Veja o plano certo para motoristas de aplicativos

Antes de começar um negócio próprio é muito importante planejar os custos e precificar o seu serviço

Quer começar o seu próprio negócio como encanador? Então se liga nas dicas da Geisa: “Uma das coisas mais importantes para quem está começando é precificar as coisas. Uma vez que você precifica o seu trabalho, fica muito mais fácil. Além disso, é importante programar os custos considerando tudo: o deslocamento, a depreciação das ferramentas, o investimento em materiais de qualidade (que te darão um bom retorno no trabalho). Costumo dizer que empreender é um dos maiores atos de coragem, porque você não sabe ao certo o que vai acontecer”, finaliza.

Plano de celular MEI é ideal para encanadores

E já que o celular é o escritório do autônomo, é importante ter um plano de qualidade, que não te deixe na mão na hora que você mais precisa. Você já conhece a o plano MEI da Nextel? Voltado para microempreendedores (como é o caso de muitos encanadores), ele oferece internet sem bloqueio, roaming nacional e ligações ilimitadas grátis. E não é só! Você pode criar um plano equipe, além de ter acesso a uma série de benefícios que vão ajudar a sua empresa decolar. Legal, né?

CONTRATE UM PLANO NEXTEL MEI!