Como 2ª atividade vira negócio, Arnaldo?

Article by ·

Quem foi que disse que você só precisa ter uma fonte de renda? Em alguns casos, uma segunda atividade pode ser uma ótima oportunidade para começar um negócio! Mas como ter certeza que a ideia pode ir mesmo para frente sem correr o risco de perder tudo? Bem, nós separamos algumas dicas para quem está querendo empreender e não sabe exatamente por onde começar.

Conheça o mercado

Não importa se você vende quentinhas, faz maquiagem ou dá aula de alguma coisa nas horas vagas, o importante é saber responder a essa pergunta: você entende do negócio? Não é vergonha nenhuma dizer que não, viu? Mas esse seria um sinal amarelo para não apostar todas as suas fichas em algo completamente novo. Afinal, talvez o que você produza atenda a um público de pequena escala, mas em média ou larga a demanda pode não ser suficiente para viver só disso ou ao menos transformar a segunda atividade em algo maior. Por isso, nossa dica é: estude bem o seu mercado antes de cair de cabeça no novo negócio.

Dedique mais tempo a essa segunda atividade

Um bom termômetro para ter certeza que essa segunda atividade pode virar um negócio mais formal é dedicar tempo a ela. Assim, você vai saber se existe uma demanda grande para o que você tem a oferecer ou não, quanto terá que investir – com novos equipamentos, por exemplo – e se tem dinheiro para isso agora. Se dedicar à empreitada com afinco é, inclusive, uma ótima forma de testar os seus custos.

Cuidado para a paixão não cegar os seus objetivos

Parece um verdadeiro sonho trabalhar com o que a gente ama, né? Mas cuidado para não deixar essa paixão cegar os seus objetivos! Se a segunda atividade não está sendo lucrativa – ou está apenas “se pagando” – talvez seja melhor não investir nela. Afinal, todos temos boletos para pagar no fim do mês, então o ideal é focar os esforços em algo que possa ser rentável – e, por que não, que você também goste?

Como uma 2ª atividade vira negócio

Gostou das dicas? Então, confira aqui mais Apitadas do Arnaldo que podem agilizar ainda mais seu dia a dia.