Blocos de Carnaval do RJ para curtir a folia

Article by · 18/02/2020

Você também gosta de curtir o Carnaval acompanhando bloquinhos de rua? A festa no Rio de Janeiro é uma das melhores do Brasil – e a prova disso é a grande variedade de blocos (tradicionais e mais modernos) que saem em toda a cidade nesse período. 

Para que você se empolgue para curtir a época mais animada do ano, nós fizemos uma lista com os blocos mais conhecidos e divertidos do Rio. Então coloca uma fantasia, joga uma purpurina no rosto e corre para curtir as marchinhas de Carnaval!

Cordão da Bola Preta

Este é simplesmente o bloco mais antigo do Rio de Janeiro, tendo sido fundado em 1918 (ou seja, completou 100 anos em 2018!). Ele sai na Avenida Presidente Antônio Carlos, no centro da cidade, e reúne milhares de pessoas todos os anos, sendo um dos blocos mais bombados de toda a cidade.

Com as tradicionais fantasias em preto e branco, o Bola Preta se intitula “o maior bloco carnavalesco do mundo”, competindo com o pernambucano Galo da Madrugada. Se você vai curtir o Carnaval no Rio, não deixe de conferi-lo, ok?

Bloco das Carmelitas

Que tal se unir aos foliões vestidos de freiras no Bloco das Carmelitas? Fundado em 1990, esse bloco de Santa Teresa – um dos bairros mais charmosos da cidade – tem uma história bem interessante: seu nome é em homenagem ao Convento das Carmelitas e, de acordo com a lenda, há muitos anos uma freira teria pulado o muro para curtir o Carnaval. Em solidariedade, os foliões passaram a se vestir de freiras para que, assim, a religiosa não fosse facilmente identificada.

Banda de Ipanema

A Banda de Ipanema é um dos blocos carnavalescos mais antigos do Rio de Janeiro. Fundado em 1964, no início da Ditadura Militar, ele foi um marco de resistência política e, até hoje, é um dos blocos mais movimentados do Rio – afinal, ocorre no famoso bairro de Ipanema.

Considerada Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro, a Banda de Ipanema foi o primeiro bem imaterial reconhecido pelo município. Além disso, nomes importantes da Música Popular Brasileira (como Chico Buarque, Clementina de Jesus, Martinho da Vila e Cartola) já passaram por ele. Não é pouca coisa, né?

Que tal visitar blocos alternativos?

Além de acompanhar os blocos mais tradicionais da cidade (que são realmente incríveis), você pode pular carnaval em bloquinhos alternativos e menores – é só buscar um tema que você curte!

O bloco Marcha Nerd, por exemplo, é perfeito para quem é geek, fã de quadrinhos, filmes e séries da cultura pop. Ele sai na Tijuca, reunindo foliões cosplayers de vários personagens – fora as marchinhas nerds, que fazem referência às principais obras do universo geek.

Marcha Nerd

Também não dá para esquecer as crianças durante a época mais purpurinada e alegre do ano! O bloco Gigantes da Lira foi o primeiro voltado para o público infantil no Rio. Fundado em 1999, ele sai no bairro de Laranjeiras e é um dos mais animados, pois conta com palhaços, malabaristas e pernas-de-pau que fazem uma festa linda para os pequenos.

Gigantes da Lira

Se a ideia é curtir bastante a noite carioca, não deixe de conferir o bloco dos Amigos da Onça! Ele começa de madrugada e só termina na manhã seguinte, percorrendo várias ruas do centro da cidade. A parte mais divertida é que os foliões se vestem de felinos dançando pelas ruas ao som de várias marchinhas famosas.

Amigos da Onça

Ó o Pesado!

E aí, se animou para conhecer o Carnaval carioca? Para acompanhar os horários dos blocos e fazer uma boa programação, você vai precisar de uma boa conexão, certo? A nossa dica, nesse caso, é dar uma olhada nos planos da Nextel, que têm internet sem bloqueio. Confira as opções e escolha a sua preferida!

CONTRATE PLANO NEXTEL