Arnaldo, como invisto em ações?

Article by · 23/08/2019

O mercado financeiro costuma atrair muitas pessoas com a possibilidade de multiplicar o dinheiro de maneira rápida. Porém, para entrar é preciso saber quais são os riscos, as regras pelas quais ele opera e como se proteger de prejuízos muito grandes. Por isso, preparamos uma matéria com o que você precisa ter em mente antes de cair de cabeça no mercado de ações. Se liga:

Como funciona o mercado de ações

As ações são como partes de uma empresa. Quando você compra uma ação se torna investidor e pode ser remunerado a partir de dividendos (quando a empresa divide seus lucros com quem possui as ações) ou com a venda. Para comprar e vender as ações, é preciso ter cadastro em uma corretora de valores e acesso a um home broker. Essas empresas fazem o intermédio entre você e o mercado, cobrando taxas de corretagem, ou seja, um valor fixo a cada operação que você executar. É importante lembrar que além de todos os valores pagos para poder comprar e vender ações, o lucro obtido por investimentos na bolsa de valores ainda precisa ser declarado no Imposto de Renda.

Quando comprar ações?

Depois de achar a sua corretora, é hora de começar a investir. Para decidir qual ação comprar, o ideal é que você se informe sobre o mercado financeiro. A bolsa é muito influenciada pelas notícias referentes às empresas. Lançamento de novos produtos, números de venda, divulgação de resultados semestrais, demissões em massas de funcionários, ou até escândalos da vida pessoal dos donos podem influenciar no valor. Por isso, fique atento para evitar prejuízos.

Uma boa maneira de evitar que você se prejudique no mercado de ações é investir um dinheiro que não vai fazer falta. Pense nas ações como a possibilidade de um prêmio extra e não como a sua chance de pagar as dívidas no final do mês. Dessa maneira, você não ficará devendo nenhuma conta importante caso a sua ação seja desvalorizada.

Gostou das dicas? Então, confira aqui mais Apitadas do Arnaldo que podem agilizar ainda mais seu dia a dia.