Alugo ou compro um carro, Arnaldo?

Article by ·

Ficar em dúvida sobre comprar ou alugar um carro é algo bem comum. Seja para uso pessoal ou para trabalho, ter um veículo à disposição é uma necessidade para muitos. Mas qual é a melhor opção? Tudo vai depender de quanto você vai usá-lo.

Quais os custos de um carro?

No caso da compra, é preciso considerar os diversos gastos que estão embutidos no veículo. Além do financiamento ou consórcio, cujas parcelas vão durar alguns anos, você ainda vai precisar pagar pelo licenciamento do carro, combustível e alguns impostos, como o IPVA e o DPVAT, anualmente. Os valores variam de acordo com os modelos dos veículos, sendo que o primeiro depende até do estado onde você mora.

Outro gasto que deve entrar na conta é a manutenção do veículo. Conforme ele vai ficando mais velho é provável que apresente defeitos mais frequentemente, aumentando o custo mensal de ter um carro. Também demanda que você pague seguro para cobrir o prejuízo em casos de furtos, roubos e acidentes, e custo aumenta conforme o carro vai ficando mais velho.

Aluguel de carros vale a pena?

No caso do aluguel, você não precisa arcar com a maioria desses gastos. Apenas a diária cobrada pela locadora e o combustível utilizado. Porém, é preciso prestar atenção na quantidade de dias que você vai precisar do carro. Caso esteja pensando em usar esse serviço diariamente em vez de comprar um veículo, multiplique o valor da diária por 30 dias e depois por 12 meses e compare com o valor de compra do modelo que está pensando em pegar. Apesar de incluir muitos gastos, possuir um carro permite que você o utilize como garantia ou possa revendê-lo se precisar.

mulher dirigindo seu carro

Gostou das dicas? Então, confira aqui mais Apitadas do Arnaldo que podem agilizar ainda mais seu dia a dia.